Cloridrato de Metformina – Bula, Emagrece, Para que serve e efeitos colaterais

Cloridrato de Metformina é um medicamento antidiabético que é fornecido ao corpo de forma oral. Utilizado em grande medida, em pacientes que têm diabetes tipo 2, e que, ao mesmo tempo, sofrem de excesso de peso ou obesidade.

É por isso que ele tem sido usado e popularizado o uso de Metformina para emagrecer e queimar gordura em pouco tempo. Será que ele funciona este medicamento tão único para este fim?

O que são os comprimidos Metformina?

Os comprimidos de Metformina é um medicamento que é responsável principalmente de prevenir a produção de glicose por parte do fígado.

Isto, por sua vez, ajuda a melhorar a sensibilidade à insulina do que uma pessoa média pode ter, reduzindo assim os níveis de açúcar no sangue e o risco de diabetes tipo 2, caso ainda não possua.

É uma pílula que foi sintetizada pela primeira vez na década de 1920 e que, apesar disso, começou a ser comercializada por volta do ano de 1957.

Ao contrário de outros agentes, os comprimidos de Metformina não produzem hipoglicemia, mantendo, assim, os níveis ideais de açúcar no sangue.

O que é o cloridrato de Metformina?

O Cloridrato de Metformina é o nome comercial pelo qual se conhece a determinado fármaco antidiabético.

Costuma ser indicada por si só, como um grande ajudante no momento de fazer exercícios físicos e em pacientes com hiperglicemia cuja dieta não pode ser controlada apenas com modificações.

Características dos comprimidos para perda de peso, Metformina

Geralmente falando, este medicamento é vendido sob a marca Glucophage e é tomado por via oral, contando com recursos como:

  • Capacidade para evitar o aumento de glicose no sangue
  • Habilidade para combinar com outras pílulas sem que estes causem agem negativamente.
  • Ajuda a controlar o peso e baixá-lo, se necessário.
  • Beneficia o controle do colesterol e dos triglicerídeos.
  • Atua como anti-hiperglucemiante que mantém os níveis de açúcar no sangue equilibrados para evitar a hipoglicemia.

A nível de compra, é um dos medicamentos para emagrecer mais económicos do mercado.
Funciona como medicamento preventivo para pessoas com Síndrome Metabólica.

Cloridrato de Metformina para emagrecer

Os comprimidos de Metformina servem para regular os níveis de açúcar no sangue e, com isso, propiciar a perda de peso corporal.

Por ser um supressor de açúcar, a já mencionada comprimido tende a fazer com que o corpo seja muito mais sensível à insulina, o que melhora o desempenho do corpo incentivado a uma rápida e eficaz queima de gorduras e calorias.

Curiosamente, os comprimidos para perda de peso ,Diabetes também podem ativar as enzimas AMPK ( 1 ), diretamente envolvidas na síntese de glicogênio no fígado.

Isso faz com que as células absorvam muita glicose, que por sua vez faz com que você tenha muito menos fome após as refeições.

Como funciona a Metformina

Em palavras simples, o Metformina Metformina funcionam imediatamente ao serem ingeridas. Isso faz com que gerem cerca de 80 espécies de bactérias da flora intestinal, o que favorece a digestão e proporciona muito mais benefícios para o ser humano.

Depois disso, a Metformina passa directamente para a corrente sanguínea e começa a regular a glicose do sangue, durando lá o tempo suficiente para que possa tirar um bom uso do medicamento.

Benefícios de consumir Metformina para emagrecer

Você pode perder peso ao mesmo tempo que cuida da sua saúde e os seus níveis de glicose e insulina no seu corpo.

São muito raros os seus efeitos colaterais, sendo casos muito leves de ter que padecerlos por infortúnio da vida.

Você pode combinar este medicamento com qualquer outro tipo de pílula, sem que seja prejudicado os efeitos da Metformina. Isso sim, antes de experimentar este benefício é recomendável aconselhar-se com um nutricionista para que se possa dizer como e o que deve tomar junto a este.

É um tratamento aprovado por profissionais para poder tratar a diabetes do tipo 2 e prevenir a mesma enormemente.

Efeitos colaterais da Metformina

Embora leves, existem efeitos colaterais da Metformina que fazem com que cuidado o uso deste medicamento. Entre esses efeitos está:

  • Náuseas e dor de estômago.
  • Tonturas em geral.

Existe outro efeito colateral que raramente aparece, o qual é conhecido como acidose láctica e a qual produz uma forte sensação de fraqueza. Isto, devido em grande parte à acumulação excessiva de ácido láctico no sangue.

Como tomar os comprimidos de Cloridrato de Metformina para emagrecer

Cloridrato de Metformina

Geralmente é comum a ser tomado Metformina para o seu consumo matutino.. As doses mais recomendadas são aquelas que não passam de 500 mg por dia, o que equivaleria a uma pílula diária.
Infelizmente, a ingestão de Metformina é algo que depende muito da quantidade de glicose existente no sangue e outros aspectos próprios de sua saúde pessoal.

Portanto, se você quer saber como tomar Metformina sem ser diabético, então, comparece diante de um profissional que possa esclarecer para você essa dúvida.

Contra-indicações da Metformina

A Metformina é um medicamento que não pode ser fornecido para crianças até aos 12 anos de idade, a menos que assim prescreve um profissional que esteja acompanhando o caso do infante.

Do mesmo modo, também não se recomenda o uso desta pílula em mulheres grávidas e em período de amamentação, se é que eles planejam usá-lo para perder peso e emagrecer em vez de tratar a diabetes.

Seguindo esta mesma ordem de ideias, pode-se fazer uma pequena lista com aquelas pessoas que não podem tomar Metformina:

  • Sofrem de doença renal.
  • Cujo fígado não está funcionando corretamente.
  • Se você tiver tomado recentemente Clorpropamida.
  • Se você tem menos de 18 anos de idade, sendo as pílulas para evitar que sejam de libertação prolongada.

Recomendações ao tomar Metformina

Informe-se muito bem sobre tudo o que o Cloridrato de Metformina pode fazer pela sua saúde. Tenha em mente que esta é uma pílula que ainda tem muito a oferecer e que ainda está descobrindo as suas vantagens.
Verifica o seu nível de insulina, já que o mesmo depende da dose que deve tomar este medicamento.

Faça esportes e exercícios em geral, assim como seguir uma dieta balanceada, só para que assim você possa perder peso mais rápido e não caia no temido efeito rebote.

Conclusões finais sobre o Cloridrato de Metformina

Só o tempo e os estudos poderão dizer que tantos benefícios pode ter o Metformina na vida de uma pessoa normal.

A verdade do assunto é que, até os momentos, tem provado ser um medicamento capaz de ajudar muito as pessoas com diabetes e aquelas que também querem impedir.

Se a isso lhe somas que também ajuda a perder peso, então você tem um suplemento natural para emagrecer é altamente recomendado digam o que digam.

A falta de efeitos colaterais e seu potencial como um excelente regulador do organismo, fazem com que a Metformina posicioná-la muito alta como a medicina geral.
Não obstante, por curioso que pareça, lá está o detalhe principal é por que não é o melhor remédio para perder peso.

Perguntas frequentes sobre Cloridrato de Metformina

Como qualquer pessoa pode tomar?

Sim, qualquer pessoa saudável que esteja em sua fase adulta plena si que pode tomar Metformina sem nenhum inconveniente.

No entanto, este medicamento é contra-indicado para crianças até aos 12 anos de idade, mulheres grávidas, pessoas que têm insuficiência renal, cardíaca, pessoas com problemas de alcoolismo pessoas com cetoacidose.

Para que outra coisa boa é a Metformina?

Este medicamento tão particular, parece ser que está provando ter bons resultados, no momento de sofrer resistência à insulina. Do mesmo modo, também tem provado ser excelente para tratar doenças da pele, tais como:

  • Verrugas na garganta, conhecidas com o nome de acrocordones.
  • Linhas muito marcadas do pescoço.
  • Pequenas pintas vermelhas na pele.
  • Acne.
  • Pregas no lóbulo da orelha e muito mais.

Devo interromper o tratamento com Cloridrato de Metformina ao me realizar uma operação cirúrgica?

Sim, já que os corantes de contraste são usados nestes testes podem alterar de forma temporária todas as funções renais. Isso provocaria uma acidose láctica indireta no corpo, o que poderia tornar-se muito nocivo para a saúde se o mesmo conta com Metformina.

Em quais outras apresentações posso conseguir Metformina?

Você pode começar Metformina nas seguintes apresentações: Em comprimidos de 500 mg, sendo estas as mais comuns e recomendadas de tomar, se você sofre de diabetes.

  • Em comprimidos 800 mg
  • Em comprimidos de libertação modificada de 500 mg
  • Em comprimidos de libertação modificada de 750 mg
  • Em comprimidos de libertação modificada de 1 g.
  • Em pó, tendo que ingerir pelo menos 500 mg do mesmo, o que equivaleria a 5 ml em solução oral.

Quanto é a dose máxima a consumir?

A dose máxima de Metformina que você deverá consumir por dia é de 3000 mg

Se ultrapassar esta dose sem o prévio consentimento de um especialista na área, é provável que te mortifiques, com frequência, os efeitos secundários desta pílula e que perjudiques notavelmente sua saúde pessoal.

O que acontece se me esquecer de tomar uma dose?

Não é preocupante nem altera o tratamento se se se esquecer de tomar a sua dose diária de Metformina. Isso sim, não tome a dose que lhe faltou no dia seguinte, a deshora, já que isso poderia alterar o equilíbrio que está a tentar estabelecer em seu corpo. É preferível que ignore essa dose que você faça de conta de que já lhe foi tirada.

Posso perder peso se não faço exercício?

Não, a prática de exercícios diários é de vital importância para poder emagrecer usando Metformina. O mesmo se aplica para a dieta que possua, a qual deve ser equilibrada e pensada especificamente para fazer você perder peso rapidamente e sem passar fome.

Alimentos permitidos ao tomar para emagrecer:

  • As frutas e os legumes, sem incluir as batatas, a abóbora, manga e as uvas são alimentos que pode consumir livremente ao tomar Metformina.
  • Os alimentos ricos em proteínas, como ovos, frango e outros.
  • Óleos naturais, como óleo de oliva, inclusive a manteiga de búfalo.
  • As nozes e as sementes de qualquer classe.
  • Os produtos lácteos de qualquer natureza.
  • As ervas e as especiarias.
  • Alimentos proibidos ao tomar Metformina
  • As gorduras saturadas e de origem animal.
  • Bebidas alcoólicas.
  • O salame.
  • Os produtos defumados.

Vale mencionar que a dose de Metformina não é impedimento próprio de refeições, apenas estamos nos baseando em aqueles alimentos que podem fazer muito mais dano a uma pessoa diabética.
Para saber quais os alimentos que podem trabalhar para você melhor, pior, não deixe de recorrer à orientação de um especialista no assunto.

É possível ter uma overdose de Metformina?

Sim, é possível que desenvolva uma sobredosagem de Metformina, se não tomadas devidamente este medicamento. Essa overdose pode realmente ser fatal e, portanto, procura dirigir-se ao hospital mais próximo por um correcto aconselhamento. Tenha em mente que o fato de que tome mais quantidade de Metformina não vai fazer você perder peso muito mais rápido.

Quanto peso posso perder?

A quantidade de peso que você pode perder a tomar Metformina é de cerca de 4 kg, e o que dura todo o tratamento.

Vários estudos têm sustentado que a perda de peso não é muito significativa, embora seja evidente e palpável, considerando que os testes duraram em torno de 5 a 6 meses em média.

Especialistas também afirmam que a redução de peso real começa a ocorrer no corpo em torno de quarta a sexta semana de ter começado o tratamento com Metformina.

Sofro de SOP, posso tomar?

A síndrome de ovário policístico SOP é uma disfunção que pode ser melhor se você tomar Metformina.

De fato, você pode baixar de peso muito mais rápido do que o normal e melhorar a sua ovulação de uma forma verdadeiramente inacreditável. Sua fertilidade também será melhorada, podendo diminuir a taxa de abortos e de diabetes gestacional.

Quanto tempo dura o tratamento e quanto peso posso perder se utilizar Metformina?

A Metformina é um complemento que se usa para tomar durante as manhãs, trazendo consigo a diminuição de apetite própria do medicamento para que, desta forma, permanecendo pelo resto do dia.

Normalmente prescrever uma dose diária de 500 mg, pois, do contrário, poderia tornar-se perigoso infructífero este tipo de tratamento.

Quanto à duração do mesmo, isso pode variar muito, já que depende de sua condição pessoal. É preferível, pois, que acudas diante de um profissional na área para que você possa tomar Metformina de uma maneira adequada e não contraproducente.

O post Cloridrato de Metformina – Bula, Emagrece, Para que serve e efeitos colaterais apareceu primeiro em Canal Minas Saúde.

Publicado por Canal Minas Saude

O Canal Minas Saúde Web Blog e Educação a Distância é uma rede estratégica multimídia para o desenvolvimento do programa de educação permanente a distância da Saúde de Minas Gerais em parceria com a Fundação Biricutico. Além de cursos de capacitação voltado para os gestores e profissionais da saúde, o objetivo é fortalecer o Sistema Saudável por meio de ações de promoção da saúde. Uma das questões essenciais para a saúde pública é capacitar pessoas, em especial os trabalhadores da saúde. Com a rede Canal Minas Saúde é possível democratizar conhecimento e criar protocolos, possibilitando que a mesma informação chegue aos profissionais espalhados pelo estado, de modo que os cerca de 19 milhões de mineiros tenham saúde de qualidade. O Canal Minas Saúde possui um portal na internet com mais de 2 milhões de acessos que reúne todo o material audiovisual produzido, além de amplo conteúdo informativo que se expande também para as redes sociais. Atualmente, como TV corporativa, o Canal possui mais de 11 mil pontos de recepção do sinal, via satélite, alcançando, por exemplo, as Unidades Boas de Saúde, secretarias municipais de Saúde, unidades hospitalares e unidades Farmácia de Minas.

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: