Bolinhas no pênis: Possíveis causas para esse bolinhas na cabeça do pênis

As pessoas costumam dar atenção ao corpo todo na hora da higienização, mas as vezes acabam não dando tanta importância a partes que exigem um cuidado maior, como a parte íntima, principalmente os homens, causando bolinhas no pênis.

Quando você dá o cuidado necessário a região genital, isso evita tanto que o mesmo crie um cheiro desagradável, como também, ajuda a prevenir uma série de doenças que essa má limpeza possa vir a causar.

No entanto, sabemos que na realidade, isso não é algo que acontece.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 1000 homens têm o pênis amputado parcial ou total, devido, principalmente, a falta de higiene.

Logo, os homens, querendo ou não, são um pouco mais descuidados em relação a higienização íntima, o que infelizmente, acaba mais problemas nessa região.

Portanto, se você está tendo dificuldades com isso, traremos uma explicação do que pode ser a causa de bolinhas no pênis, que podem aparecer pelos mais diversos motivos.

O que são as bolinhas no pênis?

bolinhas no pênis

No caso de você encontrar essas bolhas no seu pênis, não se assuste, pois, às vezes, pode ser por alergia ao tecido ou suor.

Mas, você pode vim também a ter essa alguma doença ou infecção sexualmente transmissível, principalmente quando as bolhas são acompanhadas de outros sintomas.

Nesse sentido, é importante ficar atento a sintomas como desconforto na região genital, porque como já dito, isso deve ter relação com alguma doença.

Além disso, por mais que essas bolinhas no pênis possam aparecer em qualquer idade, é mais provável que homens sexualmente ativos estejam mais suscetíveis a esse problema.

Isso porque, homens que já estão na fase de relações sexuais são mais propensos a adquirir uma infecção que é transmitida pelo sexo, e também estão mais expostos a substâncias que podem causar alergias, como lubrificantes.

Por fim, especialistas afirmam que caso acabe surgindo essas bolinhas no pênis, é essencial tomar os cuidados necessários, começando por uma consulta com um urologista.

Em grande parte dos casos, quando não liga a doenças sexualmente transmissíveis, as bolinhas podem causar coceira, dores e até vermelhidão na região.

Principais causas mais prováveis para as bolinhas no pênis?

Mesmo que ainda não tenhamos uma causa específica para as famosas bolinhas no pênis, médicos e especialistas acreditam em algumas possíveis causas.

Dessa forma, para que você possa fica por dentro, veja as principais causas mais prováveis para as bolinhas no pênis:

Glândulas de Tyson/ Pápula perolada

glandura de tyson bolinha na cabeça do penis

Essas glândulas ficam na glande, sendo elas as responsáveis pela produção do líquido lubrificante que ajuda na hora da penetração na relação sexual.

No entanto, alguns casos passam a ficar mais evidentes, semelhante a bolhas, chamadas de pápulas peroladas.

Porém, não é necessário se preocupar com a evidência dessas pápulas, já que as mesmas são inofensivas e não será preciso tratamento.

Portanto, no caso de as mesmas começarem a crescer e se tornarem motivo de desconforto em relação a estética, o homem pode ir a um urologista para ser indicado a um tratamento de remoção das glândulas, resolvendo de vez essa situação.

Herpes genital

herpes no penis

Sendo transmitida por relações sexuais desprotegidas, a herpes é uma infecção que pode gerar bolinhas no pênis de 10 a 15 dias após a relação.

Querendo ou não, essa é uma das mais “fáceis de identificar” as possíveis causas hoje em dia.

Além disso, incluindo o aparecimento das bolhas, você pode observar outros sintomas como coceira, ardência, desconforto e dor na região peniana.

Com isso, é importante dirigir-se a um urologista assim que perceber alguns desses sintomas para que ele possa confirmar a presença do vírus por exames e aplicar o tratamento mais indicado.

Nesse caso, você fará o tratamento com antivirais, que tem o objetivo de reduzir a taxa de proliferação, a frequência dos sintomas e o risco de transmissão para outras pessoas.

Até porque, caso você tenha uma relação sexual desprotegida, essa doença pode ter uma transmissão muito simples, porem não influência na potência do pênis.

Portanto, devido a isso, a principal forma de você evitar transmitir ou até vim a adquirir, é usando preservativos nas relações sexuais.

Líquen escleroso e atrófico

Apesar dessa dermatose crônica ser mais frequente em mulheres na pós menopausa, também pode ser encontrada em homens, onde será caracterizada por alterações no pênis, que de início serão as bolhas.

Inclusive, além do aparecimento das bolhas, podem acabar surgindo lesões esbranquiçadas, irritação, descamação, coceira, e descoloração da região genital.

liquen

Infelizmente, você deve saber que a causa dessa doença, não existe ainda uma definição específica.

Porém, especialistas acreditam que pode estar relacionada com aspectos genéticos e imunológicos.

Por fim, o tratamento do líquen escleroso pode ser recomendado por um urologista ou dermatologista, onde em grande parte são indicadas pomadas que contenham corticosteroides, e remédios anti-histamínicos, que irão diminuir os sintomas apresentados.

Molusco contagioso

molusco contagioso na cabeça do pênis

Uma outra doença que pode ser a causa das bolhinhas no pênis é o molusco contagioso, onde seu principal sintoma é o aparecimento de bolhas em qualquer parte do corpo, inclusive a região genital.

Vale ressaltar que, essa doença acomete principalmente crianças, mas pode surgir em adultos que sofram com o sistema imunológico fraco.

Dessa forma, para você conter esse problema, é essencial buscar um dermatologista, urologista ou médico especialista, logo no início.

Caso você tenha esse tipo de problema, o tratamento será pelo uso de pomadas, crioterapia ou tratamento com laser, o que vai depender da gravidade de cada caso.

Alergia

Você sabia que as bolinhas no pênis podem surgir devido a uma simples alergia? Geralmente você pode notar esse problema em momentos, como ao urinar.

Você deve lembrar que alergia pode vir a surgir, devido a vários fatores, como: suor, tecidos de roupas, alguns produtos de higiene pessoal, ou até lubrificantes.

Saiba também que algumas camisinhas especificam, também pode vir a causar esse problema.

Caso as bolhas sejam caudadas pela alergia, é necessário evitar o fator que a desencadeou o máximo possível.

Inclusive, é bom que tudo isso seja identificado por um urologista antes, para que o mesmo possa passar o tratamento adequado.

Você nunca deve iniciar uma medicação para alergia antes de procurar um urologista ou médico especialista.

Considerações finais

Se você está com problemas relacionados a bolinhas no pênis, e está sem saber o que é, ou até porque aquilo está acontecendo, esse artigo com toda certeza vai lhe ajudar.

Mantenha sempre a sua higiene corporal completa.

Nos vemos em breve.

Publicado por Canal Minas Saude

O Canal Minas Saúde Web Blog e Educação a Distância é uma rede estratégica multimídia para o desenvolvimento do programa de educação permanente a distância da Saúde de Minas Gerais em parceria com a Fundação Biricutico. Além de cursos de capacitação voltado para os gestores e profissionais da saúde, o objetivo é fortalecer o Sistema Saudável por meio de ações de promoção da saúde. Uma das questões essenciais para a saúde pública é capacitar pessoas, em especial os trabalhadores da saúde. Com a rede Canal Minas Saúde é possível democratizar conhecimento e criar protocolos, possibilitando que a mesma informação chegue aos profissionais espalhados pelo estado, de modo que os cerca de 19 milhões de mineiros tenham saúde de qualidade. O Canal Minas Saúde possui um portal na internet com mais de 2 milhões de acessos que reúne todo o material audiovisual produzido, além de amplo conteúdo informativo que se expande também para as redes sociais. Atualmente, como TV corporativa, o Canal possui mais de 11 mil pontos de recepção do sinal, via satélite, alcançando, por exemplo, as Unidades Boas de Saúde, secretarias municipais de Saúde, unidades hospitalares e unidades Farmácia de Minas.

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: