Ocitocina – Para que serve, O que é

A ocitocina, conhecida como hormônio do amor e da atração ajuda a relaxar, reduzir a pressão arterial e os níveis de cortisol. Além disso, ela ajuda no alivio de dor, tem efeitos anti-ansiedade e estimula vários tipos de interação social positiva.

Pessoas com baixos níveis desta chamada oxitocina “hormônio do amor” podem ter menos empatia pelos outros.

O que é Ocitocina

O hormônio ocitocina na sua forma natural no organismo tem um papel muito importante no organismo tanto em homens, quanto em mulheres.

Ocitocina nos homens

No caso dos homens a ocitocina tem um componente químico cerebral com o poder deixar o homem mais amável e generoso, melhorando o seu comportamento social e trazendo equilíbrio emocional.

Mas caso a pessoa esteja com os altos níveis de testosterona no organismo pode ter seu efeito diminuído.

A forma sintética da ocitocina também tem muitos benefícios, como:

  • Auxiliar na área comportamental.
  • Melhorar o desempenho sexual.
  • Aumentar a sensibilidade nas áreas erógenas
  • Aumenta a lubrificação vaginal.
  • Melhorar a qualidade da ejaculação.
  • Tem efeito relaxante muscular.

O nonapeptídeo ocitocina, originalmente conhecido por estimular o trabalho de parto e a ejeção do leite, parece desempenhar um papel importante no estresse e na dor. Pode induzir efeitos anti-stress, como redução da pressão arterial e dos níveis de cortisol.

Aumenta os limiares de dor, exerce um efeito redutor da ansiedade e estimula vários tipos de interações sociais positivas.

Onde Comprar Ocitocina

Não há produtos de farmácia que têm o hormônio real, desde que isso não é permitido pela ANVISA. Os produtos que são vendidos no balcão, como algumas lojas de produtos naturais que alegam ter ocitocina, não são confiáveis.

Spray nasal de oxitocina está disponível apenas por prescrição.

Ocitocina Ajuda a Emagrecer?

Um estudo de 2016 descobriu, em forma de spray, que a “oxitocina hormônio do amor” pode ajudar na perda de peso. Uma dose única de spray nasal de oxitocina diminuiu o comportamento impulsivo em homens com sobrepeso e obesos.

No entanto, os benefícios e riscos do uso a longo prazo deste spray não são bem compreendidos e é possível que a tolerância possa se desenvolver.

Como Aumentar Ocitocina Naturalmente

ocitocina para que serve

A ocitocina pode ser libertada por vários tipos de estimulação sensorial não nociva, por exemplo, por toque e calor, isto é, massagem.

A ingestão de alimentos desencadeia a liberação de ocitocina pela ativação de aferentes vagais. Muito provavelmente, a ocitocina também pode ser liberada pela estimulação de outros sentidos, como olfato (odores, fragrâncias), bem como por certos tipos de som e luz.

Além disso, mecanismos puramente psicológicos podem desencadear a liberação de ocitocina. Isso significa que a interação positiva envolvendo o toque e o apoio psicológico pode ser promotora da saúde.

A interação social da vida cotidiana, bem como um ambiente positivo, ativam continuamente esse sistema.

Além disso, é provável que vários tipos de psicoterapia envolvendo transferência de apoio, calor e empatia induzam efeitos semelhantes, o que contribui, assim, para os efeitos positivos desses tipos de terapias.

Com o passar do tempo, alguns casais se tornam menos íntimos. Mas atividades que liberam a ocitocina, como olhar nos olhos de outra pessoa, dar as mãos, beijar e fazer sexo podem ajudar a restabelecer a conexão.

Para que serve Ocitocina

ocitocina o que é
Fórmula química, estrutura e modelo da molécula de oxitocina, ilustração vetorial

A ocitocina é um hormônio produzido principalmente no hipotálamo e atua como um neurotransmissor no cérebro. Ele desempenha um grande papel no sistema de reprodução feminina durante o parto e com a lactação.

Mas, o hormônio é mais conhecido como o “hormônio do amor” devido a como ele aumenta com o toque e estimulação.

Este poderoso hormônio desempenha um grande papel nos relacionamentos e como nos associamos aos outros.

Como liberar ocitocina – 10 Formas naturais

Abaixo estão 10 formas naturais que o ser humano consegue liberar ocitocina naturalmente:

Toque Físico

Abraços, beijos e carinhos ajudam a aumentar oxitocina consideravelmente, de acordo com pesquisas sobre ocitocina sobre como os homens reagem ao sexo mostrou que, sob a influência da ocitocina, duas áreas do cérebro responsáveis ​​por sentimentos de recompensa e prazer se iluminaram quando os homens viram os rostos de seus parceiros.

Mas a visão de outras mulheres teve o efeito oposto, suprimindo sentimentos de prazer. A oxitocina desencadeia um sistema de recompensas que ativa e libera quando estamos em relacionamentos amorosos.

O toque físico é é um poderoso estimulante para aumentar a ocitocina.

A ocitocina é liberada quando você tem um orgasmo e, para os homens, só é liberada quando está com alguém que amam.

Palavras de Encorajamento, Amor e Elogios

Quando ouvimos um elogio nos sentimos bem sobre nós mesmos. Acreditamos que estamos sendo amados e tidos em alta estima. Esse ato também aumenta a oxitocina também funciona nesse nível.

O hormônio “sentir-se bem” aumenta quando nos importamos e compassivamente com o outro, ou vice-versa. Palavras têm uma frequência poderosa. Quando nos sentimos amados e nos relacionamos com isso, a ocitocina aumenta.

O mesmo vale para dar um elogio a outro. A gentileza que você coloca no mundo também aumenta a oxitocina.

o que é ocitocina

Escutar e Dar Atenção

Todo mundo quer se sentir reconhecido. Todos nós queremos saber que estamos sendo ouvidos e aceitos. Ouvir é uma maneira incrível de aumentar a ocitocina.

Quando você está presente com outro, você pode sentir a conexão. Escute com atenção. Abaixe o telefone. Feche o computador. Arranje tempo para ser um-a-um com o outro.

Você encontrará um senso de recompensa que é inestimável. Além disso, ouvir música ou algo que gostamos libera doses do hormônio pouco também.

Sorrir mais

Você observou como as crianças brincam? Eles sorriem e riem muito. Sempre que eles estão naquele momento, eles estão liberando oxitocina. Sorrir é contagiante.

É uma daquelas coisas que você não pode deixar de voltar para outra quando está voltada para você. A pesquisa mostrou que o riso e o sorriso melhoram a saúde através de muitas mudanças fisiológicas.

Na maioria das vezes isso acontece inconscientemente. Pessoas felizes vivem por momentos alegres. Sua oxitocina é constantemente liberada. O riso cria uma sensação de alegria que é o maior compromisso na vida.

Praticar Meditação e fazer orações

Quando você é claro e relaxado, seus hormônios são equilibrados. A ocitocina aumenta quando você não está sob o modo de luta ou fuga. Oração e meditação permitem que a mente se desligue do estresse.

Ele reduz a pressão arterial e permite que o corpo se sinta equilibrado. Mente, corpo e espírito encontram uma maneira de se conectar. Arranje tempo para isso em algum momento do dia. Você pode fazer isso por cinco minutos em qualquer lugar.

Praticar Exercícios físicos

As endorfinas e a ocitocina aumentam quando nos exercitamos. Oxigênio viaja para o cérebro e para outras partes do nosso corpo. Exercício não é apenas para manter seu corpo intacto e funcionando corretamente.

A quantidade de hormônios liberados para o cérebro também é benéfica. Você não precisa ir a uma academia. Passear pelo quarteirão ou fazer Yoga suave pode trazer esses benefícios também.

Chorar quando tiver vontade

Estudos mostraram que suprimir suas emoções diminui os níveis de oxitocina. Retenção de seus sentimentos e não lidar com eles provoca estresse e outras questões físicas no corpo.

Seu estado emocional deve estar em equilíbrio com seus corpos espiritual e físico. A liberação das lágrimas permite que o corpo retorne a um estado de calma, como se opor a manter a raiva ou a frustração.

Fazer doações e ajudar as pessoas

Nos sentimos bem quando damos, fazemos voluntariado e fazemos pelos outros. Dê presentes, dê tempo, faça caridade e agradeça. A gratidão é um fator enorme em como nos sentimos.

Dê de si mesmo e observe como você se sentirá bem. A ocitocina produz a sensação de ligação com os outros. Dar é uma forma de ligação humana. Esta é uma maneira natural e fácil de aumentar a sua oxitocina enquanto ajuda outra.

Pratique a Criatividade

A criatividade ajuda a aliviar o estresse a mente. Enquanto você está criando, não está se preocupando ou temendo nada. Enquanto você pinta, desenha, costura, escreve, toca, toca um instrumento ou qualquer coisa que tire você de uma rotina normal, você está permitindo que os bons hormônios assumam o cérebro. As endorfinas são liberadas e a oxitocina é carregada.

Arranjar tempo para usar seus talentos é imprescindível para induzir a alegria.

Adote um animal de Estimação

animais liberam ocitocina

Os animais têm um jeito de nos acalmar. Você entra na casa e seu gato e seu cachorro estão esperando ansiosamente que você lhes dê amor. O mesmo efeito que a ocitocina tem em tocar outra pessoa, trabalha em acariciar seus animais.

A pesquisa mostra que apenas tocar seus animais de estimação reduz a pressão arterial e aumenta os níveis de oxitocina.

Publicado por Canal Minas Saude

O Canal Minas Saúde Web Blog e Educação a Distância é uma rede estratégica multimídia para o desenvolvimento do programa de educação permanente a distância da Saúde de Minas Gerais em parceria com a Fundação Biricutico. Além de cursos de capacitação voltado para os gestores e profissionais da saúde, o objetivo é fortalecer o Sistema Saudável por meio de ações de promoção da saúde. Uma das questões essenciais para a saúde pública é capacitar pessoas, em especial os trabalhadores da saúde. Com a rede Canal Minas Saúde é possível democratizar conhecimento e criar protocolos, possibilitando que a mesma informação chegue aos profissionais espalhados pelo estado, de modo que os cerca de 19 milhões de mineiros tenham saúde de qualidade. O Canal Minas Saúde possui um portal na internet com mais de 2 milhões de acessos que reúne todo o material audiovisual produzido, além de amplo conteúdo informativo que se expande também para as redes sociais. Atualmente, como TV corporativa, o Canal possui mais de 11 mil pontos de recepção do sinal, via satélite, alcançando, por exemplo, as Unidades Boas de Saúde, secretarias municipais de Saúde, unidades hospitalares e unidades Farmácia de Minas.

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: