Frenuloplastia: O que é e Quando realizar?

Apesar de cirurgias em homens serem menos ventiladas na mídia, existe uma que é bastante simples e pode resolver um problema sério. Nesse caso, estamos falando da frenuloplastia.

A frenuloplastia é um processo simples e de pequena complexidade, realizada para fazer o corte do chamado freio do pênis curto. Dessa forma, resolve um problema que aflige uma parte pequena da população, mas que pode ser bastante prejudicial.

Afinal, estamos falando de um problema que pode causar muito desconforto e, caso venha a estourar, pode gerar um grande problema para o paciente. Além disso, é um procedimento com alto custo, que deve ser bem utilizado.

Normalmente, as indicações para esse tipo de cirurgia ocorre em momentos de check-up, ou de um exame específico por algum sintoma apresentado. Pensando nisso, montamos um artigo completo sobre tudo o que você precisa saber.

Neste artigo, você sabe mais a fundo o que é o freio curto, como funciona a frenuloplastia, como é a recuperação e qual o valor da cirurgia.

O que é o freio do pênis curto?

freio do pênis curto cirurgia

Freio do pênis curto se refere à pele que liga a uretra com o prepúcio. Ou seja, presente em todos os homens.

Entretanto, quando esse pedaço de pele é mais curto do que deveria, pode provocar um grande esticamento, podendo ser rompido. Nesse caso, ocorrem fortes dores, além de um sangramento com alto fluxo.

Como saber se o freio atrapalha?

De maneira geral, uma das principais maneiras de perceber o freio do prepúcio é durante relações sexuais. Já que, normalmente, causam dores ou sangramentos pequenos.

Além disso, caso o paciente não consiga puxar a pele da glande para trás também é sinal de problemas. Dessa forma, caso não seja identificado e de fato ocorra o rompimento, algumas orientações de como agir são:

  • Limpeza da área;
  • Uso de compressas;
  • Estancamento do sangue;
  • Lavagem com sabão neutro.

É natural que ocorram hemorragias um pouco mais sérias nesses casos. Por conta disso, o ideal é sempre procurar ajuda médica caso venha a ocorrer.

Em geral, podemos considerar o freio do pênis curto como um problema que atinge uma parcela pequena da população. Além disso, em muitos casos o problema se resolve sozinho com o decorrer do tempo.

Ou seja, a cirurgia de frenuloplastia só ocorre, quando o problema persiste.

O que é frenuloplastia?

medico frenuloplastia

A frenuloplastia nada mais é do que a intervenção cirúrgica para cortar o freio do pênis curto. Ou seja, libera a pele entre a glande e o prepúcio, reduzindo as dores diárias.

A cirurgia é considerada de pequeno porte, sendo bastante simples tanto a realização quanto os dias pós-operatório. Em geral, a cirurgia pode ser realizada com a circunscrição, o que não é tão recomendado.

Apesar de simples, o valor da frenuloplastia pode chegar a quatro mil reais, dependendo da região do país e do tamanho da especialização do médico responsável.

Alguns sintomas que podem indicar a necessidade da cirurgia são:

  • Relação sexual com dores;
  • Ejaculação precoce;
  • Impedido de puxar a pele da glande para trás;
  • Roupas apertadas causam desconforto.

Todos esses sintomas acabam gerando, como consequência, rachaduras ou irritações. Por conta disso, o ideal é que assim que for percebido uma possibilidade, correr imediatamente para avaliação médica.

Para exemplificar o fato de ser chamada de cirurgia de porte simples, é estimado que o procedimento inteiro dure no máximo 30 minutos. Além disso, não existe a necessidade de internações após a cirurgia.

Frenuloplastia aumenta o tamanho?

Frenuloplastia: O que é e Quando realizar? 1

Isso pode variar de paciente para paciente, se o freio estiver puxando o pênis, a ponto de deixar o pênis com o comprimento menor, pode ser sim que a frenuloplastia aumenta o tamanho do pênis, mesmo que seja um pouco, mas não na grossura.

Cirurgia Frenuloplastia

Por ser um procedimento simples, muitas vezes nem se faz necessário a utilização de uma sala de cirurgias propriamente dita. Nesse caso, o procedimento é realizado no próprio consultório médico.

No dia do procedimento, o paciente precisa ter entregue todos os resultados de exames da próstata, coagulograma, hemograma e glicemia. Com isso, o médico pode determinar as condições do paciente para realizar a cirurgia.

A anestesia é apenas local, realizando o corte e diminuindo a tensão natural causada por essa limitação. Após isso, o paciente já é liberado para ir para casa, sem nenhum tipo de internação ou necessidade de permanência no hospital.

A grande complicação do procedimento é a possibilidade de sangramento por um tempo muito longo. Nesse caso, seria necessário que ocorresse uma nova intervenção para parar com o sangramento.

Entretanto, trata-se de algo bastante difícil de ocorrer. Na grande maioria dos casos, o procedimento ocorre sem nenhum tipo de imprevisto ou problemas para o paciente.

Recuperação

Frenuloplastia: O que é e Quando realizar? 2

Após realizar o procedimento de frenuloplastia, normalmente demora cerca de 2 semanas para que a cicatrização ocorra por completo. Além disso, de forma lógica, o paciente deve evitar relações sexuais ou exercícios desregulados.

Assim que finalizar a cirurgia, o recomendado é usar bolsas de gelo para quando terminar o efeito da anestesia, além de evitar hematomas. Da mesma maneira, o curativo realizado só é retirado no dia seguinte com sabão neutro.

O processo de troca do curativo dura mais ou menos 5 dias após a cirurgia. Quanto aos pontos, os mesmos caem de maneira natural, sem nenhum tipo de intervenção.

O uso de medicamentos também é possível, mas vai depender de cada caso e deve ser passado pelo médico responsável, Em geral, não se faz uso.

Resumo das indicações

De maneira geral, para que a recuperação ocorra bem, existem algumas informações essenciais:

  • Compressas de gelo por 2 horas;
  • Curativo diário por 4 dias;
  • Retorno ao consultório após 15 dias;
  • Sem relações sexuais por 30 dias;
  • Até 60 dias para cicatrização completa.

Quanto aos preparativos iniciais, é solicitado apenas que o paciente raspe todos os pelos da região onde deve ocorrer a cirurgia. Além disso, o paciente precisa estar acompanhado para sua volta para casa.

Afinal, mesmo sendo um procedimento simples e rápido, continua sendo uma cirurgia e precisa ser tratada como tal. Por isso, alguns locais exigem que obrigatoriamente tenha um acompanhante.

De modo geral, estamos falando de uma cirurgia simples, rápida, e que pode ser fundamental para evitar complicações no futuro. Por isso, o ideal é estar atento aos sintomas e principalmente as possibilidades de resolução.

Quanto aos valores, ainda que sejam altos, tudo vai depender do local onde você pretende realizar.

Publicado por Canal Minas Saude

O Canal Minas Saúde Web Blog e Educação a Distância é uma rede estratégica multimídia para o desenvolvimento do programa de educação permanente a distância da Saúde de Minas Gerais em parceria com a Fundação Biricutico. Além de cursos de capacitação voltado para os gestores e profissionais da saúde, o objetivo é fortalecer o Sistema Saudável por meio de ações de promoção da saúde. Uma das questões essenciais para a saúde pública é capacitar pessoas, em especial os trabalhadores da saúde. Com a rede Canal Minas Saúde é possível democratizar conhecimento e criar protocolos, possibilitando que a mesma informação chegue aos profissionais espalhados pelo estado, de modo que os cerca de 19 milhões de mineiros tenham saúde de qualidade. O Canal Minas Saúde possui um portal na internet com mais de 2 milhões de acessos que reúne todo o material audiovisual produzido, além de amplo conteúdo informativo que se expande também para as redes sociais. Atualmente, como TV corporativa, o Canal possui mais de 11 mil pontos de recepção do sinal, via satélite, alcançando, por exemplo, as Unidades Boas de Saúde, secretarias municipais de Saúde, unidades hospitalares e unidades Farmácia de Minas.

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: